SITE DIARIO DE TILS

SITE DIARIO DE TILS
Site Oficail do Diario de Tils

ACESSE MEU CURRICULO NO SISTEMA LATTS

Revista em ASL - Lingua de Sinais Americana

Revista em ASL - Lingua de Sinais Americana
Click na fotu para ter acesso ao portal da revista em ASL

Bíblia em Língua Americanda de Sinais

Pesquisar este blog

domingo, 5 de abril de 2009

3º ENELL - Encontro Nacional de Estudantes de Letras-Libras





3º ENELL - Encontro Nacional de Estudantes de Letras-Libras

O Encontro de estudantes Letras Libras já consolidou-se como evento de grande importância para os acadêmicos do Curso. Este ano, especialmente, será um marco na história do evento por ser o primeiro e único ano em que teremos reunidas as três turmas de alunos , Licenciatura 2006, Bacharelado 2008 e Licenciatura 2008. Além disso, Goiânia entra pra história da educação de surdos por ter implantado em 2009 o primeiro curso regular presencial letras libras na Universidade Federal de Goiás. Os alunos e professores do Letras Libras presencial UFG também estarão participando conosco.
Atendendo a solicitação dos próprios acadêmicos, em sua maioria envolvidos com a área educacional, o encontro será realizado nos dias 14 a 17 de julho de 2009, em mês de férias escolares, para que todos possam participar.
No primeiro encontro em Brasília, em Maio de 2007, discutimos a experiência inicial do curso, oportunidades de melhorias e avanços. Em Agosto de 2008, no Rio de Janeiro, o tema foi "Prática para o aprendizado". Com o andamento do curso alguns questionamentos vem à tona; Que espaços já foram conquistados na educação de surdos no País? Até onde esses espaços são apropriações sólidas e definitivas? Que estratégias são necessárias para a manutenção desses e a conquista de novos espaços? Qual a perspectiva de trabalho para os futuros professores de Libras e Tradutores e Intérpretes de Libras? O que precisamos fazer para que as leis já sancionadas possam ser colocadas em prática? Qual o papel do acadêmico de letras libras na luta política por uma educação de qualidade para surdos? Essas e outras temáticas serão abordadas na 3ª Edição do Evento que tem como tema "Política e Educação, rumo a conquista de novos espaços". Além disso trataremos de questões importantes como pontos de melhoria do curso, a questão do financiamento do curso, o calendário de formatura dos alunos 2006 e 2008, a votação para sede do encontro em 2010 e 2011 e ainda teremos Oficinas de aprendizado para os alunos. A participação no evento dará ao aluno 40h de atividades extra-curriculares obrigatórias para a conclusão do curso.
Trabalhamos também para conseguir um espaço em que os alunos pudessem ficar hospedados gratuitamente diminuindo gastos e possibilitando a participação de um número maior de alunos. O aluno não precisará adiar suas férias para participar do evento, poderá, no fim de semana, conhecer o maior complexo de águas quentes do mundo, que fica a apenas uma hora e meia do evento, ou ainda conhecer os diversos pontos turísticos em goiânia.
Neste mesmo período estarão ocorrendo outros eventos paralelos ao encontro; a primeira feira Nacional de Libras, que irá oferecer aos alunos a oportunidade de comprar livros e materias na temática da surdez, o 1º Festival Nacional de Humor Surdo, a Festa de 34 Anos da Maior Associação de Surdos do País - ASG e as classificatórias da olimpíada - CBDS dias 18 e 19. Todos esses eventos farão de sua sua visita à Goiânia, algo ainda mais prazeroso.

Nós do pólo Goiânia, estamos muito felizes em sediar o III Encontro Nacional de Estudantes de Letras Libras.

No site você encontrará todas as informações que você precisa para se inscrever e se inteirar sobre o que vai acontecer no nosso encontro.

Te esperamos em Julho, até lá!!

Equipe de Trabalho

Até o dia 15 de Maio, devido a limitação de espaço, as inscrições estarão abertas apenas para alunos de graduação letras libras, licenciatura ou bacharelado. Após o dia 15 de Maio, em caso de sobra de vagas, serão abertas inscrições para alunos de outras graduações ou surdos e ouvintes não acadêmicos. Porém a palestra noturna do dia 15/07 será aberta ao público.

Como fazer a inscrição?


Faça o depósito de R$60,00 (até 15 de Maio) no Banco BRADESCO agência 140 conta 0223275-8 em nome de Kátia Gonçalves Garcia ou Hiram Alcântara de Moura

Preencha a Ficha de Inscrição no word com seu nome, endereço etc


CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD
http://www.3enell.com.br/page18.php

3º Depois você deve Scannear o comprovante de depósito e enviar um email com o arquivo jpeg anexo do comprovante e com a ficha de inscrição preenchida em anexo para inscricao@3enell.com.br


Em seguida a equipe inscrição irá mandar um email pra você confirmando sua inscrição

Não faremos a devolução de valores



VALORES DE INSCRIÇÃO




Até 15 de Maio
(Apenas alunos)
Até 30 de Maio
(Público em geral)
A Partir de 01 de Junho
(Todos)
Inscrição /Alojamento/Mini Curso/Ingresso para Show de Humor/Feira de Libras R$ 60,00 R$ 60,00 R$ 80,00

ABRALIN EM CENA - CONGRESSO UFES

Inscrições:

› Inscrições Online Clique Aqui

› Tabela de valores x categorias, clique para conferir.

A idéia de realizarmos uma série de eventos sob a denominação ABRALIN EM CENA tinha como objetivo principal difundir os estudos lingüísticos naquelas regiões que contavam com número reduzido de associados vinculados à ABRALIN.
Em 2008, em CENA estiveram o Piauí, o Mato Grosso do Sul e Roraima. Em CENA estiveram os Programas de Pós-Graduação ali localizados, cada um deles focalizando suas áreas e linhas de pesquisas. Centenas de colegas tiveram oportunidade de compartilhar seus trabalhos resultantes das pesquisas desenvolvidas. Inúmeros estudantes, tanto de graduação quanto de pós, mostraram o que têm feito sob a orientação de pesquisadores locais.
Tal iniciativa foi um passo a mais para a Linguística e os testemunhos dos participantes o confirmaram.
Estamos saindo da presidência da ABRALIN, deixando este legado para a próxima diretoria, e, para nos despedirmos, levaremos a ABRALIN mais uma vez à CENA, dessa vez no Espírito Santo. Em Vitória, com a colaboração dos colegas do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL), teremos a oportunidade de discutir outros trabalhos, muitos deles vinculados a linhas de pesquisa diferentes daquelas até então abordadas.
De 1969 a 2009, as perspectivas que envolvem a Linguística se multiplicaram. Da forma, da função e da cognição ainda se fala. O uso assumiu seu lugar na pauta das pesquisas, e assim a Linguística vai sendo, a cada dia, foco de atenção de muitos estudiosos que se espalham por todo o país. Partilhando a CENA ao lado da ABRALIN, a Linguística é protagonista principal.
Com isso, entendemos ter cumprido nosso papel no cenário da Linguística brasileira, com a esperança de que novos horizontes se abram, principalmente para aqueles que estão começando uma vida acadêmica com vistas aos estudos voltados para a língua(gem). Dermeval da Hora
Presidente da ABRALIN
Inscrições:

› Inscrições Online Clique Aqui

› Tabela de valores x categorias, clique para conferir.
Olá amigos,
estou postando aqui o nosso presente por Lucyenne Costa, nossa Tutora do Letras Libras. trata-se do vídeo; NARRATIVAS SURDAS CAPIXABAS.
Neste DVD, há a participação de Nelson Pimenta e voluntários da pesquisa no Espírito Santo. APROVEITEM!!!


ABRAÇOS,
PRIMO SURICATE.

----------------
Now playing: MP3
via FoxyTunes

quinta-feira, 26 de março de 2009

Primo e Lucy - ASFA

Olá, aqui estamos, primo e Lucy, na escola ASFA
Deixamos esse recado para nossos amigos...
abraços.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Núcleo de Educação Profissional e Trabalhabilidade do Projeto Catavento



Acreditamos que o trabalho é um importante instrumento emancipador de todas as pessoas e compreendemos que a base de um trabalho social está apoiada em um conceito de parceria seja com órgãos especializados, organizações públicas e privadas ou com a sociedade civil. 




domingo, 8 de março de 2009

Palestra da Profª : ADRIANA DA SILVA THOMA 20/03/09 AS 19:OOH - G R A T U I T O


Está em aberto o convite para a palestra da Profª: 

ADRIANA DA SILVA THOMA.

 

Autora do Livro: A INVENÇÃO DA SURDEZ II ESPAÇOS E TEMPOS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE SURDOS

 

Adriana Da Silva Thoma, Maura Corcini Lopes 

 

Invenção da Surdez II dá continuidade a um primeiro livro, também organizado por Adriana veja mais

 

Dia: 20/03/09 – Sexta- Feira

Local: FAESA, Auditório Central – Campus I, Vitoria

Hora: 19:00 h 

 

ENTRADA GRATUITA
NO AUDITÓRIO CENTRAL

 

COMO CHEGAR NO CAMPUS 1 -  CLICK NO ENDEREÇO

Faculdade Faesa - mais informações »

Rua Anselmo Serrat, 199 - Vitória - ES, 29155000 -(0xx)27 2122-4100

sexta-feira, 6 de março de 2009

VISITA PROFª RONICE CANCELADO

ATENÇÃO
AVISO IMPORTANTE


A PROFESSORA RONICE NÃO VIRÁ AO PÓLO UFES...

Leiam abaixo o e-mail da UFSC:

"Olá

Devido a problemas administrativos na FAPEU necessitamos realizar a alteração da data de visita ao polo UFES, que inicialmente seria realizada pela professora Ronice.

Como a professora Ronice está com a agenda programada até julho de 2009 e depois desta data ela estará em programa de Pós-Doc nos EUA, informamos que a professora Marianne irá realizar a visita ao polo. Deixamos como sugestão de visita os dias 8 e 9 de maio. Caso houver impossibilidade desta data favor nos informar para realizarmos a remarcação.

Pedimos desculpas por esta mudança tão repentina, porém os problemas causados imperiram a ida da professora ao polo.

Att.

Rafael Martins
Coordenação Geral do Curso de Graduação em Letras/Libras
Universidade Federal de Santa Catarina
Centro de Comunicação e Expressão - CCE ".

quarta-feira, 4 de março de 2009

domingo, 15 de fevereiro de 2009

APILES - Calendário de Cursos


Os que desejam se inscrever nesses cursos deverão entrar em contato comigo, César Cunha, pelo e-mail caesarcunha@yahoo.com.br Somente por este e-mail estaremos cadastrando os interessados. Dúvidas sobre tais cursos usem este e-mail.

César Cunha

Secretário Geral da APILES e Coordenador de Cursos e Eventos

www.caesarlibras.com

Tel. 027-92581920

sábado, 14 de fevereiro de 2009

NOS NO CONGRESSO

NOS E SUELI RAMALHO COMSEU IRMÃO
RIMAR RAMALHO

NOS NO CONGRESSO



NOSSA PROFESSORA DE TRADUÇÃO




NOS E O NELSON PIMENTA

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Curso de Informática para Surdo (com Intérprete de LIBRAS)

Curso de Informática para Surdo (com Intérprete de LIBRAS)

GRATUITO

Carga horária: 180 horas

Local: Faculdade Estácio de Sá de Vitória

Horário: 13:00 às 18:00 hs

Certificado da Secretaria do Estado do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social

OBS: O curso oferece transporte e lanche gratuitos para os alunos.

 

CONTATO:

Tel: 3395 2938 - Falar com Íris ou Priscyla

e-mail: seminariog7dv@gmail.com

FOTOS DO CONGRESSO


OLHA AI AS NOSSA FOTOS EM FLORIANOPOLIS
NO CONGRESSO

MONICA E SUELLI RAMALHO









MONICA E GABI


















MONICA E PRIMO











Posted by Picasa

sábado, 7 de fevereiro de 2009

GRUPO ESCRITA DE SINAIS (SIGN ERITING NO BRASIL)

Acesse o blog:

GRUPO ESCRITA DE SINAIS (SIGN ERITING NO BRASIL)

http://escritadesinais.blogspot.com/

Curso de SignWriting EAD

Não existem muitos cursos de SW, mas para quem está começando e precisa aprender o básico existe um curso interessante que é feito pela internet. Quem tiver interesse o link é http://www.culturasurda.com.br/ead/

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

SITE DIARIO DE TILS

Este é o mais novo do nosso site:

lá você encontrar as informaçoes atualizadas de eventos

CLIC AQUI PARA ACESSAR

http://sites.google.com/site/diariodetils/

domingo, 25 de janeiro de 2009

Helen Keller

Helen Keller

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Helen Keller

Helen Adams Keller (Tuscumbia27 de junho de 1880 — Westport1 de junho de 1968) foi uma escritora, conferencista e ativista socialestadunidense.

Nascida no Alabama, foi dos maiores exemplos de que as deficiências sensoriais não são obstáculos para se obter sucesso. Helen Keller foi uma extraordinária mulher, triplamente deficiente, que ficou cega e surda, desde tenra idade, devido a uma doença diagnosticada na época como febre cerebral (hoje acredita-se que tenha sido escarlatina). Superou todos os obstáculos, tornando-se uma das mais notáveis personalidades do nosso século. Ela sentia as ondulações dos pássaros através dos cascos e galhos das árvores de algum parque onde ela passeava.

Tornou-se uma célebre escritora, filósofa e conferencista, uma personagem famosa pelo extenso trabalho que desenvolveu em favor das pessoas portadoras de deficiênciaAnne Sullivan foi sua professora, companheira e protetora. A história do encontro entre as duas é contada na peça The Miracle Worker, de William Gibson, que virou o filme O Milagre de Anne Sullivan, em 1962, dirigido por Arthur Penn (em Portugal, O Milagre de Helen Keller).

Índice

 [esconder]

[editar]Vida

Em 1904 graduou-se bacharel em filosofia pelo Radcliffe College, instituição que a agraciou com o prêmio Destaque a Aluno, no aniversário de cinquenta anos de sua formatura. Falava os idiomas francês, latim e alemão. Ao longo da vida foi agraciada com títulos e diplomas honorários de diversas instituições, como a universidade de Harvard e universidades da Escócia,AlemanhaÍndia e África do Sul. Em 1952 foi nomeada Cavaleiro da Legião de Honra da França. Foi condecorada com a Ordem do Cruzeiro do Sul, no Brasil, com a do Tesouro Sagrado, no Japão, dentre outras. Foi membro honorário de várias sociedades científicas e organizações filantrópicas nos cinco continentes.

Em 1902 estreou na literatura publicando sua autobiografia A História da Minha Vida. Depois iniciou a carreira no jornalismo, escrevendo artigos no Ladies Home Journal. A partir de então não parou de escrever. alem de ser uma grande escritora

[editar]Obra

«Nunca se deve engatinhar quando o impulso é voar»
(Helen Keller)


«As melhores e mais belas coisas do mundo não podem ser vistas nem tocadas, mas o coração as sente»
(Helen Keller)


«Evitar o perigo não é, a longo prazo, tão seguro quanto se expor ao perigo. A vida é uma aventura ousada ou, então, não é nada.»
(Helen Keller)


  • Optimismo - um ensaio
  • A Canção do Muro de Pedra
  • O Mundo em que Vivo
  • Lutando Contra as Trevas
  • A Minha Vida de Mulher
  • Paz no Crepúsculo
  • Dedicação de Uma Vida
  • A Porta Aberta
  • A história de minha vida

[editar]Ver também

[editar]Ligações externas

Wikiquote
Wikiquote tem uma coleção de citações de ou sobre: Helen Keller.

A EDUCADORA HELLEN KELLER

A EDUCADORA HELLEN KELLER
Ela mudou o papel dos deficientes na sociedade
por
Dianne Schurr com David Jackson*

Hellen Keller tinha menos de 2 anos de idade quando ficou cega devido  a uma febre intensa. Pouco tempo depois, perdeu também a audição. Ela aprendeu a fazer pequenas coisas, percebeu que lhe faltava algo. “As vezes, eu ficava parada entre duas pessoas que  estavam conversando e tocava seus lábios. Como não conseguia entender o que diziam, ficava irritada. Em algumas ocasiões, isso me deixava tão brava que gritava e esperneava até a exaustão”, escreveu Keller.

Entendo bem a sua raiva. Como fui um bebê prematuro de sete meses, me puseram numa incubadora. Naquela época, costumava-se despejar uma grande quantidade de oxigênio sobre o bebê, uma técnica que, desde então, os médicos aprenderam a usar com extrema cautela. Como resultado, perdi a visão.

Fui estudar num escola pública para deficientes visuais, mas a linguagem braile não fazia sentido para mim. Eu achava esquisito o conceito das palavras. Lembro-me de apanhar e ser insultada. Para Hellen, foi ainda mais difícil: Ela era cega e surda.

Posso dizer a palavra “ver”, consigo falar a língua daqueles que enxergam. Isso se deve às primeiras conquistas de Hellen Keller, que provou que a língua pode ser a maneira de os cegos e surdos-mudos se tornarem mais independentes. E como ela lutou para dominá-la. No livro Midstraim, ela descreve sua frustração com o alfabeto, com a linguagem dos surdos-mudos e até mesmo com a velocidade com que seu professor soletrava as palavras, desenhando-as na palma da mão. Ela era ávida por conhecê-las.

Eu me lembro de como me sentia estimulada pelos livros, depois que finalmente consegui aprender a linguagem braile. Aquela escola  era, para mim, como um orfanato. Mas as palavras, para ela, e, no meu caso, a música, romperam o silêncio.

Keller conseguiu provar que, com a linguagem, era capaz de se comunicar com o mundo dos sons e das imagens. Sou uma das benefiaciárias de seu esforço: decidi por conta própria sair da escola de cegos e pude freqüentar uma escola pública comum a partir dos 11 anos. Hoje sou cantora de jazz.

Por mais milagroso que pareça o aprendizado de uma linguagem, a comquista de Keller é resultado de um trabalho conjunto com Anne Sullivan, sua professora, companheira e protetora. Sua maior realização veio depois da morte de Sullivan, em 1936. Nos 32 anos seguintes, para surpresa daqueles que apenas conhecem o seu livro The Miracle Worker, Keller atuou em muitas outras áreas. “Meu trabalho com os cegos é apenas parte do que eu sou. Sou solidária com todos aqueles que lutam por justiça”, escreveu. Ela foi uma incansável ativista pela igualdade entre os sexos e pelos direitos raciais.

Keller gostava de estar diante do público. Ela escreveu que adorava a onda de calor humano pulsando ao seu redor. Foi por isso que aprendeu a falar e discursar. Os cegos, mais do que aqueles que conseguem ver, precisam ser tocados. Olhar alguém nos olhos é o mesmo que um toque físico. Quando me apresento, tenho esse tipo de sensação com o meu público. Hellen Keller deve ter sentido o mesmo – ela foi nossa primeira grande estrela.

  * Fonte: Time Magazine