SITE DIARIO DE TILS

SITE DIARIO DE TILS
Site Oficail do Diario de Tils

ACESSE MEU CURRICULO NO SISTEMA LATTS

Revista em ASL - Lingua de Sinais Americana

Revista em ASL - Lingua de Sinais Americana
Click na fotu para ter acesso ao portal da revista em ASL

Bíblia em Língua Americanda de Sinais

Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Implante Coclear - MAIS VOCE (Ana Maria Braga) - Carta aberta/Indignação


ABRAPILS E FENEIS
Texto retirado do Grupo Brasils
http://br.groups.yahoo.com/group/brasils/




Caros Colegas/Caros Surdos

Abaixo segue a carta enviada ao Programa MAIS VOCÊ, em repúdio a algumas falas preconceituosas do médico Ricardo Bento, à Ana Maria Braga, no dia 19/03/2009 sob o tema Implante Colcear.


Prezada Equipe
do Programa
MAIS VOCÊ

Prezada Ana Maria Braga

Em seu programa matinal MAIS VOCÊ, no dia 19/05/2009 em entrevista com o doutor otorrinolaringologi sta Ricardo Bento, foram mencionadas algumas frases que nos chocaram veemente, vindas de um médico.

Estas frases eram do tipo: "Surdos vão ficar dependentes a vida toda", "Não poderão servir à Sociedade", "Não teriam uma profissão", "Linguagem dos sinais"... etc. Frases estas que sairam de algumas falas do médico.

Nós somos a FEBRAPILS - Federação Brasileira das Associações dos Profissionais Tradutores e Intérpretes e Guiaintérpretes de Língua de Sinais - entidade que congrega atualmente 15 Associações Estaduais de diversas regiões do nosso País, filiada à WASLI - Associação Mundial dos Intérpretes de Línguas de Sinais.

Nós repudiamos as falas preconceituosas do médico Ricardo Bento e de sua visão equivocada; sem ser conhecedor da realidade da sociedade Surda no Brasil, nem dos profissionais que atuam em LIBRAS; que não é uma linguagem, mas é LÍNGUA oficial e reconhecida em nosso país.

Temos no Brasil muitos surdos nas Universidades, cursando os mais diversos cursos de graduação, bem como surdos em programas de mestrado e doutorado, usando LIBRAS como língua de instrução, com a intermediação de um profissional tradutor/inté rprete de Língua de Sinais.

Temos diversas universidades que oferecem cursos na área da tradução/interpretação LIBRAS-Portugues com duração de 4 anos, bem como cursos de Letras-LIBRAS no Ensino Superior em muitas universidades.

LIBRAS - Lingua Brasileira de Sinais, não é linguagem, mas uma Língua complexa, com todas as funções linguísticas assim como as linguas orais.

Não respeitar a história, a identidade e a cultura dos Surdos é ser preconceituoso, desinformado, ingorante e arrogante.

Lamentamos profundamente algumas das falas ofensivas do seu convidado, doutor Ricardo Bento, e exigimos que seja aberto um espaço para que representantes da comunidade Surda possam se mostrar em seu programa, bem como os profissionais tradutores/inté rpretes de língua de sinais.

Em nome da FEBRAPILS
Ricardo Sander

___________________________________________________________________

Esta carta aberta da Feneis foi enviada ao programa da ana maria braga por e-mail:
maisvoce@redeglobo.com.br


karin strobel


À
Produção do Programa Mais Você

A Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis) é uma entidade filantrópica fundada há 22 anos que visa à defesa dos direitos da Comunidade Surda Brasileira. A Feneis é a entidade de representação máxima dos surdos no Brasil e está filiada à Federação Mundial dos Surdos, na Finlândia. Entre os objetivos da Federação está a luta em prol da Língua Brasileira de Sinais, como forma de comunicação dos surdos. Em conseqüência dessa mobilização envolvendo os surdos brasileiros por mais de duas décadas, a Libras hoje é oficializada e regulamentada no país. Buscamos também conscientizar a sociedade a respeito da cultura que envolve esta comunidade, formada por mais de 5 milhões de pessoas, e também provar a sua capacidade profissional e de inclusão social.
Por perceber no Mais Você um programa que vai além de entretenimento, por possuir um forte caráter social e de serviço, e evidenciar em suas pautas a preocupação em informar e esclarecer o telespectador, informamos que o conteúdo da entrevista sobre implante coclear, que foi ao ar no dia 19 de maio, repercutiu de forma negativa junto à comunidade surda brasileira. Temos recebido inúmeras manifestações de insatisfação, pois não condiz com a realidade dos que não tiveram e não têm oportunidade de fazer a cirurgia ou optam pela Língua Brasileira de Sinais.
Acompanhamos a entrevista realizada com o médico Ricardo Bento sobre implante coclear. E conforme ele próprio afirmou, o implante coclear é uma cirurgia cara para a maior parte dos surdos brasileiros, e não temos a garantia da mesma eficácia em todos os casos e faixas etárias. Reconhecemos os avanços científicos e tecnológicos na área da surdez. No entanto, gostaríamos de esclarecer que vivemos um momento de grande importância para o surdo que se utiliza da Libras como meio de comunicação. Cada vez mais as instituições de ensino do nosso país, se ajustam à Lei 10.436/02, regulamentada pelo Decreto 5626/2005, que dispõe sobre esta questão, permitindo que crianças e jovens tenham cada vez mais acesso à Educação.
Tem crescido também, através do conhecimento da Libras e do seu reconhecimento como instrumento importante na Educação, o número de universitários surdos. Prova disso é que atualmente temos 1.500 universitários surdos nas universidades particulares e públicas, mais de 20 mestrandos e doutorandos surdos e 5 professores adjuntos efetivos surdos nas universidades públicas.Essas conquistas são frutos de um trabalho árduo a fim de que o surdo seja respeitado em sua opção de comunicação. Ele tem, sim, se tornado cada vez mais independente e realizado profissionalmente a partir da conscientização do valor da Libras pela sociedade. Vale registrar que vários concursos públicos tem sido realizados para candidatos surdos que sejam fluentes em Libras – Língua Brasileira de Sinais. Sendo assim, diferentemente do que fora colocado pelo médico durante a entrevista, atualmente existem milhares de pessoas surdas independentes utilizando a Libras como sua primeira Língua. Este resultado não foi possível no passado, quando predominava em nossa sociedade um sistema que valorizava a oralização, e não permitia a totalidade do conhecimento e da inclusão social e profissional constatada hoje no desenvolvimento do surdo através da Libras. Ao contrário do que foi dito, ele, ao se comunicar em sua própria Língua não depende a vida inteira de alguém, pode estudar, ter uma profissão e ser feliz. Não é um “pária da sociedade”.
Colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Atenciosamente,



Profª Drª Karin Strobel
Diretora-presidente da Feneis
Professora /tutora da UFSC



Um comentário:

  1. SAUDAÇÕES A TODOS!!!

    REALMENTE A SOCIEDADE PRECISA SABER MAIS A RESPEITO DE NOSSOS AMIGOS E FAMILIARES SURDOS.
    A MÍDIA, POR EXEMPLO A GLOBO EM QUESTÃO, TEM O PODER DE COLOCAR ESSE ASSUNTO NUM PEDESTAL DE OURO POR MEIO DE MENTIRAS E PRÉ-CONCEITOS ORALIZADO PELO MÉDICO Ricardo Bento, E ACABANDO POR FIM ESPALHANDO CALÚNIAS A RESPEITO DA LÍNGUA SINALIZADA A LIBRAS. PARA QUE SE TENHA UMA RETRATAÇÃO É DE GRANDE IMPORTÂNCIA QUE REPRESENTANTES SURDOS E INTÉRPRETES POSSAM SER CONVIDADOS PARA O MESM0 TEMA "ENTREVISTA" EM CONTRA-PARTIDA AO IMPLANTE QUE É APENAS UMA PROMESSA DE "CURA", MAS CURAR DE QUE? AS PESSOAS PRECISAM SER CURADAS É DO PRECONCEITO,DO DESPRESO PELO DIFERENTE E DA GANÂNCIA CAPITALISTA QUE ENVOLVE E SEMPRE ENVOLVEU ESTE RAMO CIENTÍFICO QUE BUSCA EXPLORAR SURDOS E SEUS FAMÍLIARES OUVINTES, MAU INFORMADOS DA (SUA) CONDIÇÃO DE VIDA SOCIAL E CULTURAL, COM FALSAS PROMESSAS. PRECISAMOS TODOS UNIDOS, SURDOS E INTÉRPRETES, AMIGOS E FAMILIARES, RESPONDER COM REPÚDIO ESSAS FALSAS INFORMAÇÕES, E DIGO QUE SE A GLOBO REALMENTE TEM O OBJETIVO DE INFORMAR, QUE A MESMA FAÇA ISSO DE FORMA, CLARA, VERDADEIRA, ETICAMENTE E VISIVELMETE À TODOS DE NOSSO PAÍS!!!

    JÚLIO REIS
    TRADUTOR INTÉRPRETE DE LIBRAS
    FISCAL DA APILES (ASSOCIAÇÃO DOS PROFÍSSIONAIS INTÉRPRETES DO ESPÍRITO SANTO e FISCAL DA FEBRAPIL, FEDERAÇÃO BRASILEIRA DOS PROFÍSSIONAIS INTÉRPRETES E GUIAS INTÉRPRETES.)

    ResponderExcluir