Pesquisar este blog
sexta-feira, 30 de janeiro de 2009
SITE DIARIO DE TILS
lá você encontrar as informaçoes atualizadas de eventos
CLIC AQUI PARA ACESSAR
http://sites.google.com/site/diariodetils/
domingo, 25 de janeiro de 2009
Helen Keller
Helen Keller
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Helen Adams Keller (Tuscumbia, 27 de junho de 1880 — Westport, 1 de junho de 1968) foi uma escritora, conferencista e ativista socialestadunidense.
Nascida no Alabama, foi dos maiores exemplos de que as deficiências sensoriais não são obstáculos para se obter sucesso. Helen Keller foi uma extraordinária mulher, triplamente deficiente, que ficou cega e surda, desde tenra idade, devido a uma doença diagnosticada na época como febre cerebral (hoje acredita-se que tenha sido escarlatina). Superou todos os obstáculos, tornando-se uma das mais notáveis personalidades do nosso século. Ela sentia as ondulações dos pássaros através dos cascos e galhos das árvores de algum parque onde ela passeava.
Tornou-se uma célebre escritora, filósofa e conferencista, uma personagem famosa pelo extenso trabalho que desenvolveu em favor das pessoas portadoras de deficiência. Anne Sullivan foi sua professora, companheira e protetora. A história do encontro entre as duas é contada na peça The Miracle Worker, de William Gibson, que virou o filme O Milagre de Anne Sullivan, em 1962, dirigido por Arthur Penn (em Portugal, O Milagre de Helen Keller).
Índice[esconder] |
[editar]Vida
Em 1904 graduou-se bacharel em filosofia pelo Radcliffe College, instituição que a agraciou com o prêmio Destaque a Aluno, no aniversário de cinquenta anos de sua formatura. Falava os idiomas francês, latim e alemão. Ao longo da vida foi agraciada com títulos e diplomas honorários de diversas instituições, como a universidade de Harvard e universidades da Escócia,Alemanha, Índia e África do Sul. Em 1952 foi nomeada Cavaleiro da Legião de Honra da França. Foi condecorada com a Ordem do Cruzeiro do Sul, no Brasil, com a do Tesouro Sagrado, no Japão, dentre outras. Foi membro honorário de várias sociedades científicas e organizações filantrópicas nos cinco continentes.
Em 1902 estreou na literatura publicando sua autobiografia A História da Minha Vida. Depois iniciou a carreira no jornalismo, escrevendo artigos no Ladies Home Journal. A partir de então não parou de escrever. alem de ser uma grande escritora
[editar]Obra
«Nunca se deve engatinhar quando o impulso é voar» | |
(Helen Keller) |
«As melhores e mais belas coisas do mundo não podem ser vistas nem tocadas, mas o coração as sente» | |
(Helen Keller) |
«Evitar o perigo não é, a longo prazo, tão seguro quanto se expor ao perigo. A vida é uma aventura ousada ou, então, não é nada.» | |
(Helen Keller) |
- Optimismo - um ensaio
- A Canção do Muro de Pedra
- O Mundo em que Vivo
- Lutando Contra as Trevas
- A Minha Vida de Mulher
- Paz no Crepúsculo
- Dedicação de Uma Vida
- A Porta Aberta
- A história de minha vida
[editar]Ver também
- Educação da criança surda
- Educação inclusiva
- História da Educação Especial (Surdos)
- Integração do Surdo na Sociedade
- Inclusão social
- Língua de Sinais
- Linguagem humana
- Língua Gestual Portuguesa
- LIBRAS
- Surdocegueira
- Reconhecimento de gestos
- Surdez
[editar]Ligações externas
O Wikimedia Commons possui multimédia sobre: Língua de sinais. |
- Helen Keller - Lions Club
- Helen Keller international (em inglês)
- Museu online (em inglês)
A EDUCADORA HELLEN KELLER
A EDUCADORA HELLEN KELLER
Ela mudou o papel dos deficientes na sociedade
por
Dianne Schurr com David Jackson*
Hellen Keller tinha menos de 2 anos de idade quando ficou cega devido a uma febre intensa. Pouco tempo depois, perdeu também a audição. Ela aprendeu a fazer pequenas coisas, percebeu que lhe faltava algo. “As vezes, eu ficava parada entre duas pessoas que estavam conversando e tocava seus lábios. Como não conseguia entender o que diziam, ficava irritada. Em algumas ocasiões, isso me deixava tão brava que gritava e esperneava até a exaustão”, escreveu Keller.
Entendo bem a sua raiva. Como fui um bebê prematuro de sete meses, me puseram numa incubadora. Naquela época, costumava-se despejar uma grande quantidade de oxigênio sobre o bebê, uma técnica que, desde então, os médicos aprenderam a usar com extrema cautela. Como resultado, perdi a visão.
Fui estudar num escola pública para deficientes visuais, mas a linguagem braile não fazia sentido para mim. Eu achava esquisito o conceito das palavras. Lembro-me de apanhar e ser insultada. Para Hellen, foi ainda mais difícil: Ela era cega e surda.
Posso dizer a palavra “ver”, consigo falar a língua daqueles que enxergam. Isso se deve às primeiras conquistas de Hellen Keller, que provou que a língua pode ser a maneira de os cegos e surdos-mudos se tornarem mais independentes. E como ela lutou para dominá-la. No livro Midstraim, ela descreve sua frustração com o alfabeto, com a linguagem dos surdos-mudos e até mesmo com a velocidade com que seu professor soletrava as palavras, desenhando-as na palma da mão. Ela era ávida por conhecê-las.
Eu me lembro de como me sentia estimulada pelos livros, depois que finalmente consegui aprender a linguagem braile. Aquela escola era, para mim, como um orfanato. Mas as palavras, para ela, e, no meu caso, a música, romperam o silêncio.
Keller conseguiu provar que, com a linguagem, era capaz de se comunicar com o mundo dos sons e das imagens. Sou uma das benefiaciárias de seu esforço: decidi por conta própria sair da escola de cegos e pude freqüentar uma escola pública comum a partir dos 11 anos. Hoje sou cantora de jazz.
Por mais milagroso que pareça o aprendizado de uma linguagem, a comquista de Keller é resultado de um trabalho conjunto com Anne Sullivan, sua professora, companheira e protetora. Sua maior realização veio depois da morte de Sullivan, em 1936. Nos 32 anos seguintes, para surpresa daqueles que apenas conhecem o seu livro The Miracle Worker, Keller atuou em muitas outras áreas. “Meu trabalho com os cegos é apenas parte do que eu sou. Sou solidária com todos aqueles que lutam por justiça”, escreveu. Ela foi uma incansável ativista pela igualdade entre os sexos e pelos direitos raciais.
Keller gostava de estar diante do público. Ela escreveu que adorava a onda de calor humano pulsando ao seu redor. Foi por isso que aprendeu a falar e discursar. Os cegos, mais do que aqueles que conseguem ver, precisam ser tocados. Olhar alguém nos olhos é o mesmo que um toque físico. Quando me apresento, tenho esse tipo de sensação com o meu público. Hellen Keller deve ter sentido o mesmo – ela foi nossa primeira grande estrela.
sexta-feira, 23 de janeiro de 2009
quinta-feira, 22 de janeiro de 2009
II - SELL SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LINGÜISTICOS E LITERÁRIOS
Dia: 13 a 15 de maio de 2009
Entrada: Veja no Site a Tabela
Contatos:
http://www.uftm.edu.br/
sell@letras.uftm.edu.br
CARTAZ DE DIVULGAÇÃO DO SELL - SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS
Colabore e divulgue o cartaz do II SELL. Ou acesse o site http://sell.letras.uftm.edu.br
HISTÓRICO
A Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, situada em Uberaba, por meio do Curso de Licenciatura
Na primeira edição em 2007, o SELL contou com 550 participantes de 14 estados brasileiros. Os participantes em sua maioria professores de instituições de ensino superior, estudantes de Letras e de Pedagogia, estudantes de pós-graduação e professores da rede básica de ensino. O trabalho criterioso da comissão organizadora e comissão científica determinou a qualidade e a amplitude dos debates realizados. Os trabalhos foram publicados em forma de artigos na REVISTA DO SELL, disponível em http://revistadosell.letras.uftm.edu.br.
Este Simpósio tem um significado muito especial para toda a comunidade uberabense, pois evidencia um evento científico que reafirma o projeto de transformação da Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro – FMTM,
O Curso de Letras da UFTM já nasceu com o intuito de romper fronteiras, valorizando o diálogo entre diferentes campos de saber na própria instituição, e entre as diferentes instituições particulares unidas em parceria na comissão organizadora do evento: Faculdades Associadas de Uberaba - FAZU; Universidade Presidente Antônio Carlos – UNIPAC e Universidade de Uberaba – UNIUBE.
O evento em 2009 será organizado em conferências com os professores Dr. Charles Bazerman, da Universidade de Santa Bárbara da Califórnia – EUA; e da professora Dr.ª Roxane Helena Rodrigues Rojo, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e mesas-redondas com renomados pesquisadores do Brasil e do exterior; comunicações orais em Grupos de Trabalhos Temáticos (GT) que divulgarão trabalhos de pesquisas de professores e pós-graduandos; e pôsteres que contemplarão pesquisas realizadas por alunos de graduação.
Por considerarmos imprescindível, na universidade pública, a preservação do espaço da diferença e da utopia, o SELL é o marco de uma experiência histórica de fundamental importância para Uberaba. Organizar e ancorar um evento desse porte, em uma área de estudo e pesquisa bastante recente na UFTM, constitui um desafio sem precedentes na história do curso de Letras da UFTM, em parceria com as demais instituições de Uberaba.
VALORES DE INSCRIÇÃO
Com apresentação de trabalho até 17/04/2009 | valor do Investimento |
Comunicação Oral | 60,00 |
Pôster | 30,00 |
Sem apresentação de trabalho - até 17/04/2009 | 20,00 |
Sem apresentação de trabalho até 30/04/2009* | 40,00 |
* Não serão aceitas inscrições em nenhuma modalidade após 30/04/2009.
A confirmação de participação deverá ser feita no site http://sell.letras.uftm.edu.br mediante preenchimento da FICHA DE PARTICIPAÇÃO e envio para o fax (34) 3318-5804 do comprovante de depósito do valor da inscrição. O depósito deve ser feito no Banco do Brasil, Agência 015-9, conta corrente 405082-7 – FUNEPU – EXTENSÃO LETRAS.
SILEL - XII Simpósio Nacional de Letras e Lingüística - II Simpósio Internacional de Letras e Lingüística
O Instituto de Letras e Lingüística da Universidade Federal de Uberlândia realizará, entre os dias 17 e 19 de novembro de 2009, no campus Santa Mônica, na cidade de Uberlândia – MG/Brasil, o XII SILEL - Simpósio Nacional de Letras e Lingüística / II Simpósio Internacional de Letras e Lingüística.
A proposta do evento é promover a reflexão em torno dos Estudos
Lingüísticos e dos Estudos Literários, configurando-se como um espaço de discussão e circulação de idéias e trabalhos que fundamentam as principais linhas de
pesquisa que compõem essas áreas. Em sua última edição, o SILEL contou com 2639 participantes de 26 estados brasileiros e de 10 países diferentes, o que determinou a qualidade e a amplitude dos debates realizados, posteriormente publicados em dois livros.
DIA: 17 E 19 de novembro de 2009
Entrada e Hora: Veja a programação no site
CIRCULAR COM OS VALORES: http://www.ileel.ufu.br/silel2009/documentos/circular_1.pdf
Informações: http://www.ileel.ufu.br/silel2009/default.asp
De 30/06 a
31/07/2009
De 01/08 a
01/09/2009
De 02/09 a
02/10/2009
Estudantes de Graduação (com
comprovação) R$50,00 R$65,00 R$80,00
Estudantes de Pós-Graduação
(com comprovação) R$80,00 R$100,00 R$120,00
Professores e Pesquisadores R$150,00 R$180,00 R$200,00
O I Seminário de Práticas Pedagógicas em Educação de Surdos acontecerá no dia 24 de abril de 2009 na Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)
O seminário pretende ser um espaço de intercâmbio de conhecimentos, experiências e práticas efetivas de sucesso na educação de surdos, oportunizando a socialização do fazer pedagógico e garantido a qualidade do ensino às pessoas surdas.
O evento é organizado pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, com apoio da Pró-Reitoria de Pós–Graduação, Pesquisa e Extensão e da Coordenadoria de Políticas e Atenção ao Estudante.
24 de Abril de 2009
Local: Auditório Rui Hulse – Anexo ao Bloco "S" - UNESC
08h30 - Abertura
1. Hino Nacional em Língua de Sinais.
08h50 - Palestra
"SER SURDO" – Prof. Dr. Rodrigo Rosso Marques
09h30 às 18h30 - Apresentação de Trabalhos
09h30 - Apresentação dos Temas 01 a 04
19h - ENCERRAMENTO
A inscrição para o I Seminário de Práticas Pedagógicas em Educação de Surdos acontece até o dia 14 de abril de 2009.
Passos para a Inscrição
Passo 1 - Acessar o Sistema de Inscrição.
Acessar link "criar nova conta de acesso"
Informar dados de cadastro.
Taxa de inscrição
O valor da taxa de inscrição deve ser depositado na conta abaixo.
Valor: R$ 45,00
Banco: Banco do Brasil
Agência: 3422-3
Conta corrente: 2647-6
Todos os participantes receberão certificado.
FAÇA PARTE DO GRUPO "brasils · Tradutores-Intérpretes Língua de Sinais"
Palestra Profª Ronice
quarta-feira, 21 de janeiro de 2009
Programa de Aprendizagem Profissional para Surdos e Deficientes Físicos
Clik aqui e veja a mensagem el Lingua de Sinais
O Centro Profissionalizante Rio Branco inicia capacitação para surdos e portadores de deficiência física. Não perca a oportunidade de desenvolver o seu potencial para o mercado profissional e para a vida. Inscreva-se já!
Objetivo
Oferecer programa de aprendizagem profissional para surdos e portadores de deficiências físicas a fim de melhorar susa competências no mundo do trabalho.
Perfil do Público
Surdos e deficientes físicos a partir de 16 anos, com escolaridade mínima de 4ª série.
Duração da capacitação
400 horas de segunda à sexta-feira, período da tarde.
As turmas com surdos receberão a capacitação em LIBRAS.
Qualificações
- Auxiliar Administrativo
- Auxiliar de Vendas ou
- Atendente de Telemarketing
Conteúdos do programa
- Habilidades para a Vida
- Matemática
- Língua Portuguesa
- Noções Administrativas e de Atendimento
- Informática
Benefícios para os surdos e deficientes físicos
- Aumento da empregabilidade
- Mudança de papel na família
- Oportunidade de qualificação profissional
- Inserção no mercado de trabalho com qualidade
- Fortalecimento da auto estima
- Autonomia financeira (romper paradigma assistencialista)
- Melhoria do convívio social
- Desenvolvimento de potencial
- Incentivo à escolaridade
>> Clique aqui para ver o folder
Inscrições de 16 a 20 de fevereiro.
Local
Faculdades Integradas Rio Branco
Av. José Maria de Faria, 111 - Lapa - São Paulo - SP
(travessa da Av. Ermano Marchetti, altura do nº 928)
Documentos necessários
- Cópia do RG
- Comprovante de residência
- Atestado de escolaridade
Horário
das 14h às 16h
Importante
No ato da inscrição será agendado teste classificatório de Português, Matemática e Conhecimento Gerais.
Requisitos
- Idade a partir dos 16 anos
- Escolaridade mínima de 4ª série do ensino fundamental I
Mais informações
Tel. (11) 4613 8480